segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Mais uma vez o filme sérvio foi proibido de exibição.


 Não está em discussão o que seria arte ou não. Não está em discussão a questão do que seria a arte; de onde ela vem ou como ou para que. Não está em discussão a questão se seria a arte popular, alta ou de massa. Não está em discussão a qualidade ou os artifícios utilizados para uma produção artística para atingir um, ou o, público. A arte não está em discussão.

Não está em discussão o atrelamento do acesso à cultura, quer dizer, à arte, estar enquadrado em regulamentações políticas e/ou econômicas. Não está em discussão a liberdade ou direto das pessoas de terem livre-arbítrio sobre suas próprias opções. Não está em discussão a capacidade de discernimento da população. Não está em discussão um estado paternalista por interesse e necessidade política e por conveniência e comodismo das pessoas. A política não está em discussão.

Não estão em discussão os mecanismo que ainda permitem atitudes e posturas intransigentes. Não está em discussão o totalitarismo ideológico de intolerância às posturas divergentes. Não está em discussão a permissiva liberdade para a coerção religiosa em um estado supostamente laico e democrático. Não está em discussão a imaturidade cognitiva de não se apresentar um diálogo para com o que é adverso; como uma criança que antes de aprender a verbalizar utiliza a boca para morder. Não está em discussão a hipocrisia de atitudes unilaterais e totalitárias. Não está em discussão que violência gera violência, e intransigência gera intransigência. As mentalidades e ideologias não estão em discussão.

Não está em discussão a sociedade onde as relações estão baseadas no poder. Não está em discussão que a força age sobre outra força e assim a reconhece. Não está em discussão que a negação do outro, em qualquer estância, é a negação de si mesmo; ou a permissão para isto. Não está em discussão a beligerância das relações quando as vidraças querem ser pedras. A filosofia e a psicologia não estão em discussão.

Não está em discussão a cultura política nacional, morta-viva de tantas ditaduras, de proibições. Não está em discussão a cultura nacional de eleger plataformas baseadas em proibições e não em realizações. Não está em discussão o direito de audição. Não está em discussão o direito de visão.

Não está em discussão nada além da indignação. Não está em discussão nada que reconheça os mecanismos e instrumentos que possam possibilitar tais atos.
Nós, não estamos em discussão.


marcelo nietzsche

"gelo liso
um paraíso
para quem souber dançar"
        f.w. nietzsche

Nenhum comentário:

Postar um comentário