sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Instituto Preservarte cria oficina móvel de instrumentos musicais


A oficina móvel de manutenção e reparo de instrumentos musicais do Instituto Preservarte, de João Neiva, no Espírito Santo, visitou na última terça-feira (dia 9) os pontos de cultura Rocinha em Cena Musical, no Rio de Janeiro, e do Cisane, em Nova Iguaçu. Na véspera, a caravana já tinha ido ao Instituto de Educação Artística de Xerém, trabalho social do compositor Zeca Pagodinho.

A coordenadora de Cidadania e Diversidade Cultural da Representação Regional do Ministério da Cultura no Rio de Janeiro e no Espírito Santo, Valquíria Dias, acompanhou a visita do grupo à Rocinha. A caravana é chefiada pelo coordenador do pontão de cultura do Instituto Preservarte, Renato Casara.


Oficinas
O objetivo das visitas é montar oficinas de manutenção e reparo de instrumentos nos pontos de cultura e outras instituições que desenvolvam trabalhos sociais na área musical. Além disso, o grupo está doando okuleles, instrumentos musicais de quatro cordas, de origem portuguesa, hoje muito comuns na música do Havaí, fabricados pelos alunos da oficina de luteria do pontão de cultura do Instituto Preservarte. Na Rocinha, a caravana doou dois okuleles e ensinou os alunos a tocarem o instrumento. O Cisane e o Instituto de Xerém receberam um okulele cada.


Renato Casara ficou muito satisfeito com a receptividade das instituições visitadas: “Dar estes instrumentos sem esperar retorno causa surpresas muito agradáveis”. Segundo ele, os primeiros resultados da caravana são muito bons.


Nesta viagem a oficina móvel vai visitar pelo menos 15 pontos de cultura ou instituições sociais nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná e Minas Gerais. O projeto terá duração de três anos e prevê, no primeiro ano, a realização de seis viagens às regiões Sul, Sudeste, Nordeste e Centro-Oeste, com a doação de 160 okuleles. No total, a caravana deverá visitar 40 pontos de cultura e outras 40 instituições sociais com trabalhos na área musical.
No segundo e no terceiro anos do projeto, o Preservarte vai oferecer aos alunos das instituições visitadas cursos de manutenção, reparo e fabricação de instrumentos de corda na sua oficina de luteria , no município capixaba de João Neiva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário