sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Copa 2014 - MinC reúne gestores públicos para criar agenda cultural voltada ao Mundial de Futebol

A necessidade de chamar a atenção do governo federal para a infraestrutura dos equipamentos culturais nas cidades onde serão realizados os jogos da Copa do Mundo foi o tema que monopolizou os debates da Mesa Perspectivas para a Cultura em Megaeventos Esportivos da Copa de 2014, realizada na tarde desta quinta-feira (11), dentro da programação do Seminário Intercâmbio de Experiências Culturais em Megaeventos Esportivos. A iniciativa é uma promoção do Ministério da Cultura e um dos seus objetivos é a realização de debates em torno da agenda cultural a ser desenvolvida durante o Mundial de Futebol.


O secretário executivo do Ministério da Cultura,Vitor Ortiz, durante sua explanação, elencou as políticas públicas que devem ser fortalecidas para o bom desempenho da Cultura na programação da Copa do Mundo. Ele integrou a mesa dos debates, juntamente com a economista e urbanista Ana Carla Fonseca Reis, do projeto Cidades Criativas, e do representante do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Frederico Barbosa. Os trabalhos foram coordenados pela diretora de Educação e Comunicação da Secretaria de Políticas Culturais do MinC, Juana Nunes Pereira.


Entre as medidas necessárias, o secretário apontou a necessidade de fortalecimento da infraestrutura dos museus e o revigoramento do Patrimônio Cultural Brasileiro, nas cidades que irão sediar as partidas da Copa.  Para tanto, solicitou empenho das administrações estaduais e municipais no envio de relatórios ao MinC, sobre as necessidades de investimentos na área cultural, em suas regiões, para subsidiar a proposta orçamentária que o ministério irá fazer na disputa dos investimentos que serão disponibilizados para financiar a Copa do Mundo de 2014.
Ele disse que ainda não há definição do aporte de recursos a serem investidos na realização do evento,  mas informou que as fontes de financiamento serão o orçamento do MinC e os dois fóruns de planejamento do Mundial de Futebol:  o Comitê Executivo da Copa 2014 e o Fórum Direito da Cidadania. O secretário vai tentar incluir, no Plano Plurianual da Cultura de 2012, uma proposta orçamentária para a realização dos eventos culturais da Copa do Mundo.


As atividades do seminário seguem nesta sexta-feira (12), com a dinâmica dos grupos de discussão, que vão definir as estratégias de ações a serem desenvolvidas nas cidades-sede da Copa. O seminário está reunindo gestores públicos de cultura, representantes do Comitê Executivo da Copa 2014 e das cidades onde os jogos vão ser realizados.


Imagem do Brasil
O Comitê Executivo da Copa 2014 está solicitando empenho do Ministério da Cultura na divulgação da imagem do Brasil no exterior, durante os jogos do mundial. O secretário Vitor Ortiz disse que a ideia é apoiar as manifestações culturais espontâneas da sociedade brasileira, que costumam ocorrer sempre que há competições como esta. Ele informou, ainda, que o MinC vai trabalhar a imagem do país em outros eventos, preparando para a Copa, tais como a Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável (Rio + 20), que será realizada no Rio de Janeiro, em junho de 2012.


O núcleo da proposta de ação cultural, segundo o secretário,  é transformar a diversidade cultural brasileira em um grande símbolo do país e elaborar uma programação cultural multissetorial para os espaços públicos, além de aproveitar as oportunidades de negócios, geradas pelo megaevento esportivo para otimizar o setor de emprego e renda na área da Cultura.


Leia, também, a seguinte matéria.
(Texto: Patrícia Saldanha, Ascom/MinC)
(Fotos: Lula Lopes, Ascom/MinC)

Nenhum comentário:

Postar um comentário