segunda-feira, 25 de julho de 2011

IFF lança na próxima segunda projeto Cine Vídeo

Projeto Multi Mídia
Cine Vídeo POesia


Lançamento do projeto dia 1 de agosto de 2011

Com uma Mostra de 4 curtas(produzidos por mim, ou por um cineasta convidado) e bate papo com os alunos sobre processo de criação áudio visual

Mostras de Curtas resultante do que foi desenvolvido nas  das Oficinas e Curtas de cineastas convidados que estejam produzindo filmes com câmeras fotográficas ou celulares.

Festival de Curtas com duas categorias

Categoria estudantes, para mostrar o trabalho de criação dos alunos do IFF  e alunos de outras Escolas, da cidade e do país.

Categoria Profissional: Curtas selecionados de cineastas que já tenham pelo menos 2 anos de produção áudio visual, aberta a autores de todo território nacional.


 Oficina Cine Vídeo
Objetivo:
possibilitar aos alunos o desenvolvimento de práticas criação na criação de:

Roteiro.
Filmagem
Edição
e posteriormente postagem de vídeos nos espaços disponíveis na internet para tal como: youtube, videolog, blogs sites, etc.


Público Alvo: Alunos e comunidade.
Período: Agosto a Dezembro d 2011
Obs.:o último tópico do Plano de Ação pode estar voltado a focar o Patrimônio Histórico Cultural da Região onde a Oficina é Executada, bem como questões que afetem as suas condições ambientais e sócio culturais.

"a memória é uma ilha de edição" (wally salomão)

1. Descrição

Tendo com ponto de partida a poesia(Mãe das Arte Manhas), como disse o poeta tropicalista Torquato Neto, e com o olhar atento para a globalidade do universo terrestre que habitamos, onde a tecnologia cada vez mais nos oferece possibilidades infinitas para brincarmos com a palavra poética e transformá-la em som , e imagem, em corpo gráfico ou plástico, tendo assim uma obra de arte inserida no mundo moderno que vivemos.

Toda Arte para quem produz, é um exercício de Experimentação, experimentar o experimental: como bem disse o poeta baiano WalySalomão.

Hoje filmes produzidos com câmeras fotográficas digitais invadem o universo on-line do Planeta se transformando em uma potente ferramenta, sendo ao mesmo tempo um objeto de Arte mas também um importante veículo de informação, denúncia,crítica e alerta constante para a situação de flagelo em que se encontra o planeta Terra.

Sendo a Internet um veículo de alcance incalculável a veiculação de vídeos/arte por esta via vem se tornando uma excelente vitrine para quem ainda não conseguiu o seu espaço no Mercado de Trabalho convencional, ou até mesmo para aqueles que querem experimentar a possibilidade de produzir com o seu trabalho uma linguagem que só estas ferramentas possibilitam.

O objetivo de uma Oficina Cine Vídeo,  é, além de produzir, fomentar a produção de vídeos tendo como foco o exercício cênico em si, poder também oferecer a seus integrantes as informações básicas de como lidar com uma câmera digital e extrair dela todas as possibilidades áudio/visuais que ela nos ofereça, contribuindo de forma definitiva para a inclusão desses alunos nesse novo Mercado de Trabalho que se abre sem limites ou fronteiras.

Hoje vivemos o Tempo da reciclagem, e a Arte no Brasil e no Mundo vem se reciclando desde os anos 60 do século passado. Aqui o Tropicalismo na música, nas Artes Plásticas ou no Cinema é um bom exemplo da collagem que podemos fazer com a palavra/escrita/sonora/imagética. Oswald de Andrade com a sua poesia fragmentada, os seus Retalhos, já fazia cinema com poesia.

A música tropicalista de Caetano e Gil e a poesia também Tropicalista de Torquato Neto, já profetizavam esse tempo multimidiático do agora.

O objetivo da Oficina Cine Vídeo. Arte é possibilitar a qualquer possível aluno, o aproveitamento dessa ferramenta disponível, chamada câmera fotográfica digital, ou o próprio  celular, bem como orientá-lo na utilização positiva desse potente veículo de comunicação universal que é a globosfera possibilitando a sua inclusão no mundo moderno, oferecendo-lhe condições para a sua inclusão nos movimentos sócio-culturais e ampliando os seus conhecimentos e a sua própria educação, cidadania e civilidade.

2. Plano de ação

Público Alvo: Estudantes, Jovens e Adultos
interessados em Arte de uma forma geral

PrimeirosPassos:

Oferecer noções gerais aos integrantes da Oficina sobre  Poesia. Teatro. Artes Plásticas. Artes Visuais. Mostrar ao aluno como podemos manejar uma câmera fotográfica digital, para extrairmos dela imagem e som, para o seu exercício experimental de vídeomaker.

Aguçar no aluno as suas curiosidades no sentido de pesquisar ou criar ambientes para locações. Orientar o aluno para a execução do que foi proposto no roteiro, edição corte finalização postagem do vídeo nos espaços disponíveis na Internet.

Produzir documentários sobre a cidade e a Região afim, focando além do Patrimônio Histórico Cultural, as condições Sócio Ambientais e as manifestações relacionadas a Arte e a Cultura contribuindo dessa forma para a preservação da Memória da Região e do próprio IFF onde a Oficina estiver sendo executada.


Como Desenvolver?

Apresentar aos alunos uma ampla abordagem do que pode ser produzido durante o seu estágio na Oficina, com enfoque sobre o que podemos chamar de linguagem vídeo.gráfica e como podemos chegar a ela.
A duração da Oficina pode ser de todo o período Agosto/Dezembro, com 4 horas semanais, podendo ter 4 com 10 alunos em cada, num total de 40 alunos.



Artur Gomes
(22)9815-1266
Portal Fulinaíma
Divulgação:
cine vídeo poesia

Nenhum comentário:

Postar um comentário